DESTAQUES SAÚDE

Sua vacina está em dias? É muito importante estar atento ao calendário de vacinação, e manter as vacinas todas em dias!

As vacinas são substâncias antigénica que estimula o sistema imunitário a desenvolver imunidade a um determinado  patógeno. A vacinação é um método mais eficaz na prevenção de doenças infecciosas, promovendo saúde para milhões de vidas.

Enquanto algumas vacinas necessitam de uma única dose para garantir imunização durante toda a vida, outras vacinas necessitam de várias doses para serem plenamente eficazes, quer seja para produzir uma resposta imunitária inicial ou para reforçar uma resposta imunitária que diminui gradualmente com o tempo, como é o caso da vacina contra o tétano a cada 10 anos.

As autoridades de saúde de vários países têm implementados planos de vacinação da população. Estes planos definem o calendário de todas as vacinas, que podem ser recomendadas ou obrigatórias. As vacinas incluídas nos planos diferem de país para país, dependendo da prevalência ou não de determinadas doenças.

A Organização Mundial da Saúde estima que a vacinação evite a morte de 2 a 3 milhões de pessoas todos os anos. Cerca de 1,5 milhões de crianças morrem anualmente por doenças que podiam ter sido prevenidas caso tivessem sido vacinadas.

As campanhas de vacinação foram responsáveis pela erradicação mundial da varíola e pela eliminação de doenças como a poliomelite, sarampo, tétano em grande parte do mundo.

Atualmente os estados da Região Norte do pais Amazonas e Roraima encontram-se em estado de alerta, pois já foram registrados 500 casos de sarampo. O surto na região colocou em alerta as autoridades estaduais e o ministério da Saúde. O surto começou após a chegada dos venezuelanos, vindos fugido do país natal.

O estado do Tocantins precisa ficar em alerta, pois pode se considerar estados vizinhos ao nosso, por isso é muito importante estar atento ao calendário de vacinação, e manter as vacinas todas em dias, para assim evitar essas doenças que podem trazer consequências graves para a saúde.

Separamos um calendário de vacinação para você fazer a conferência, verificando se esta em dias com sua saúde.