DESTAQUES

Plantio de Soja da Safra 2015/2016

 

No dia 06 de Outubro de 2015 aconteceu na cidade de Porto Nacional – Tocantins, a abertura oficial Nacional do Plantio de Soja da Safra 2015/2016.

O evento trouxe visibilidade para produção do estado que aumenta a cada ano que se passa. O Tocantins integra a nova fronteira do MATOPIBA composta por Maranhão, Piauí e Bahia que corresponde a 10% da produção de grãos do país.

Apesar da queda crescente do governo, a economia tem uma base relativamente positiva quanto ao agronegócio do nosso país. A agricultura e pecuária se mantém estabilizadas com um pequeno percentual em seu crescimento.

Apesar do volume de recursos mais baratos destinados a investimentos ter caído, o crédito a juros controlados para custeio e comercialização da safra seguem estabilizados de forma que a agricultura e pecuária continuem mantendo o PIB em situação estável, já que a economia do país segue em queda drástica e sem perspectivas imediatas de recuperação.

O Tocantins por sua vez vem se mostrando um estado próspero em suas terras, com uma quantidade significativa em plantio de soja e uma área crescente em milho principalmente no Sul do estado.

Segundo levantamento da consultoria Safra&Mercado, a região deve apresentar crescimento em produção de 4,47% com 10,65 milhões de toneladas na safra 2015/2016. Em área plantada, a nova fronteira agrícola terá expansão de 5% com 3,76% milhões de hectares.

As projeções mostram ainda que o PIB da agropecuária deve avançar 2% em 2016, 3% em 2017, 3% em 2018 e 2,79% em 2019.

A alta do dólar, que subiu quase 50% no ano, deve colaborar para esses resultados positivos do setor. A expectativa é de que a divisa mais forte frente o real estimule ainda mais exportações e impulsione a renda no campo.

Temos a sorte de hoje o mercado começar a realmente visualizar e valorizar o trabalho do homem do campo que em décadas foi desvalorizada e tratada como uma mão de obra não tão importante para a sociedade. Hoje mostramos nossa força na economia e nossa importância em diversas diretrizes.