DESTAQUES Oftamologia QUADROS DO PROGRAMA SAÚDE

O que é Presbiopia? Presbiopia é conhecida popularmente como a vista cansada, você já ouviu falar sobre isso?

Você já ouviu falar em Presbiopia? Mas com certeza você já ouviu falar em vista cansada, não é mesmo? A novidade é que esses nomes referem-se a uma coisa só. A presbiopia popularmente conhecida como vista cansada é a piora da visão, quando os olhos perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos.

Causas da Presbiopia

É um processo natural do envelhecimento, em geral ela inicia aos 40 anos de idade, acometendo quase todas as pessoas. O que acontece é que o Cristalino muda sua forma para melhor focalização, para isso ele é movido pelos músculos ciliares. Com o passar do tempo, esse musculo perde a elasticidade original e não se mexe com a rapidez necessária para enxergar coisas que estão próximas do rosto, prejudicando a visão.

Sintomas da Presbiopia

  • Dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas
  • Visão borrada ao ler algo na distância normal
  • Dores de cabeça ou fadiga após tarefas que envolvem a visão de perto
  • Precisar de mais luz ao executar atividades que envolvem a visão de perto
  • Necessidade de afastar algo que se está lendo.

Fatores de risco

Existem alguns fatores que favorecem o aparecimento da presbiopia, entre eles está a idade, já que faz parte do processo natural de envelhecimento. A condição de saúde, algumas doenças podem aumentar o risco da presbiopia, como diabetes, esclerose múltipla, anemia, doenças cardiovasculares, todas essas condições podem causar o aparecimento precoce da presbiopia.

Alguns medicamentos também podem contribuir para aumentar as chances do desenvolvimento precoce da presbiopia, entre eles estão os antidepressivos, anti-histamínicos, diuréticos.

Tratamento

Infelizmente a presbiopia não tem cura, mas possui tratamento com o objetivo de estabilizar o quadro, são indicados alguns métodos para compensar a dificuldade de visão de perto, como por exemplo: Óculos de grau, lente de contato e cirurgias.

O diagnostico e tratamento é feito através do medico oftalmologista, procure uma avaliação com um medico de confiança, para que o tratamento seja adequado para o seu quadro.