DESTAQUES SAÚDE

JUNHO VERMELHO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA DOAÇÃO DE SANGUE Você é a esperança de muitos

Nossos meses estão cada vez mais coloridos com as campanhas de conscientização, neste mês de junho não poderia ser diferente. Este mês foi escolhido para ser “Junho Vermelho”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.

Esta ação é fundamental para os bancos de sangue, que enfrentam diariamente a baixa adesão de doadores. É um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.

No Brasil, segundo a campanha #PartiuDoarSangue, apenas 1,8% da população se dispõe a doar sangue, enquanto o ideal seria 5%. Esse cenário vem mudando com as sucessivas campanhas de esclarecimento  junto à população para que aumente no número de doadores de sangue em todo país.

A doação de sangue se torna importante devido  todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador.

Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. Para o doador em geral não há riscos; algumas complicações leves, como queda de pressão e tontura, muitas vezes estão ligadas à ansiedade.

Qualquer pessoa poderá doar sangue, desde que sejam observadas algumas condições, a fim de garantir a segurança e a qualidade do procedimento. Para a doação, a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas caracteristicas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS):

  • Homem ou mulher;
  • Entre 16 e 68 anos;
  • Ter acima de 50 quilos;
  • Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
  • Estar bem alimentado e descansado;
  • Esperar entre 90 e 180 dias após o parto para mulheres grávidas;
  • Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;
  • Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.

Uma única doação pode salvar três vidas, um simples gesto pode gerar um milhão de sorrisos. Uma gota pode fazer pulsar novamente uma vida, a vida do outro está em suas veias. Doe sangue, doe vida!