DESTAQUES SAÚDE

Julho Verde: Campanha de prevenção do câncer de cabeça e pescoço

O Câncer de cabeça e pescoço é o nome dado ao conjunto de tumores que se manifestam na boca, faringe, laringe e demais localizações da cabeça e do pescoço.

De acordo com o INCA os tumores de cabeça e pescoço são mais frequentes em homens na faixa dos 60 anos de idade, e representa o segundo tipo da doença com maior incidência na população masculina e o quinto mais comum entre as mulheres.

Principais Causas

Os tumores de cabeça e pescoço estão relacionados ao tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e a infecções pelo HPV.

Veja no Link, uma reportagem especial com Dr Tarcio Callou, do Instituto Acreditar Tocantins sobre o HPV

 

Sintomas

Os sintomas podem aparecer na boca, nos seios paranasais, no nariz ou na garganta e incluem feridas ou nódulo que não cicatriza, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e mudanças na voz. É comum sentir dores no ouvido ou pescoço, rouquidão, tom de voz anormal, aumento dos gânglios linfáticos ou nódulos, afta, anormalidade no paladar, perda de peso ou sangramento.

 

Prevenção

Evite o tabagismo, o consumo abusivo de bebidas alcoólicas, vacinação contra o papilomavirus humano (HPV), use preservativos, mantenha uma boa higiene bucal, consulte-se regularmente com um dentista e tenha alimentação equilibrada.

Diagnostico

O diagnostico é feito através de uma avaliação clinica, pode ser realizada por medico ou dentista. É feito biopsias, tomografia, ressonância magnética. O diagnostico precoce aumenta as chances de cura em 80%.

Tratamento

O tratamento depende do estágio da doença, características como localização, extensão do tumor, orientam no tratamento, pois é feita uma avaliação para verificar  se o tumor é operável ou não.

O Instituto Acreditar Tocantins conta com especialistas nas áreas de oncologia. Trabalham focados em tratamentos humanizados, enfrentando os momentos difíceis junto com seus pacientes.

A opções de tratamento podem incluir a cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Julho Verde

O mês de julho é o mês escolhido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de cabeça e pescoço SBCCP, para realizar campanhas de prevenção do câncer de cabeça e pescoço, com objetivo único de conscientizar a população sobre essa doença.

Previna-se