DATAS COMEMORATIVAS DESTAQUES ENTRETENIMENTO TURISMO/EVENTOS

Dicas para curtir o Carnaval com segurança Nesse período de diversão é importante tomar alguns cuidados com sua segurança

O Carnaval é uma festa de muitos excessos. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados para que a diversão seja garantida e que os foliões possam ficar em segurança durante as comemorações.

Pensando nisso o Viver Bem separou algumas dicas para que você possa curtir o Carnaval de forma segura.

Carnaval x bebidas

Apesar de ser um discurso muito usado em qualquer época do ano é muito importante frisar constantemente os cuidados que devem ser tomados com o uso de bebidas alcoólicas. Grande parte dos acidentes de trânsito ainda se dá por conta do consumo de álcool antes de dirigir.

Resultado de imagem para bebidas no carnaval

Para curtir o Carnaval de forma segura e responsável, não misture álcool com direção. Se estiver nos planos consumir bebidas alcoólicas, opte por transportes públicos ou táxi para se locomover.

Esteja atento também com as bebidas que são comercializadas. Não aceite produtos que estejam sem o lacre de segurança ou que possuam danos na embalagem. Evite deixar copos ou garrafas à deriva, certifique-se sempre de mantê-los por perto e, caso se descuide, não consuma.

Pessoas mal-intencionadas podem colocar conteúdos ilícitos que causam danos à saúde e a integridade de quem ingerir.

Evitando Furtos

Leve só o essencial. Um documento de identificação e dinheiro trocado no bolso da frente é suficiente. Se puder, use um aparelho de celular antigo só para se comunicar. Não entre em aglomerações. Ande em grupo nas ruas e combine pontos de encontro caso seus amigos se separem. Observe se a região tem policiamento e procure os guardas em caso de furtos, roubos ou outro delito. Também é possível registrar a ocorrência pelo telefone 190.

Curtir o carnaval com as crianças

Preparamos também algumas dicas para que você possa curtir a festa com os filhos, sobrinhos e netos sem problemas.

Resultado de imagem para carnaval

  • Hidratação, protetor solar e repelente

Assim como os adultos não podem descuidar da sua hidratação, é preciso oferecer sempre água para as crianças ao longo da festa e, claro, passar protetor solar a cada duas horas e repelente em seguida.

  • Segurança do ambiente

Nos locais em que houver matinês, a orientação é verificar a segurança do ambiente, os alvarás de vistorias para a realização do evento e a permissão do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Além disso, a criança só pode participar desses eventos quando estiver acompanhada dos pais ou responsáveis legais.

  • Blocos infantis

Se for para levar a criança para um bloco, que seja um bloco preparado para receber a criança e que tenha como entrar ou sair dele com facilidade.

  • Identificação das crianças

Anote numa pulseira ou no crachá o nome da criança e do responsável e o telefone do responsável.

  • Disque denuncia

Em períodos de festas os riscos para situações de violência contra crianças e adolescentes aumentam, porque eles ficam mais vulneráveis em grandes aglomerações. Entre em contato com o Conselho Tutelar por meio do Disque 100. No caso dos pais, oriente seus filhos sempre a buscar ajuda de autoridades e ensine-os a reconhece-las. Informe também os riscos de conversar ou aceitar bebidas e doces de estranhos

 

Últimos cuidados

No caso de brigas ou confusões, mantenha-se à distância. Caso veja alguma situação suspeita ou ação perigosa, informe as autoridades que estejam presentes no local. Em hipótese alguma confronte, escolha sempre a ajuda de policiais e profissionais que estejam cuidando da segurança.

O carnaval é uma das épocas mais esperadas do ano por conta das festas e alegria que proporciona, mas segurança deve sempre estar em primeiro lugar.