DESTAQUES NOTÍCIAS SAÚDE

Dia mundial de combate ao câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é “comemorado” no dia 8 de abril e foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) para marcar o combate à doença, que a cada ano atinge milhares de pessoas.

No Brasil, também é considerada a segunda doença que mais mata. O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, os tipos de câncer que mais atacam os brasileiros são:

  • câncer de pele
  • câncer de próstata
  • câncer de mama
  • câncer de cólon e reto
  • câncer de pulmão
  • câncer de estômago

 Em 2018 Os tipos de Câncer mais comuns em Homens no Brasil são:

 

Localização Primária Casos Novos %
Próstata 68.220 31,7 %
Traqueia, Brônquio e Pulmão 18.740 8,7 %
Cólon e Reto 17.380 8,1 %
Estômago 13.540 6,3 %

 

 

– Em mulheres:

Localização Primária Casos Novos %
Mama feminina 59.700 29,5 %
Cólon e Reto 18.980 9,4 %
Colo do útero 16.370 8,1 %
Traqueia, Brônquio e Pulmão 12.530 6,2 %

Prevenção

Segundo o Ministério da Saúde, frutas, legumes, verduras e cereais integrais, por exemplo, são alimentos que ajudam na prevenção do câncer, quando incluídos em uma dieta variada e equilibrada e a prática de exercícios físicos. Esses dois hábitos também contribuem para evitar um fator de risco importante para o câncer: a obesidade. 

Parar de fumar (ou nem começar) é outro fator importante na prevenção do câncer. O fumo libera mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas no organismo e isso faz com esse hábito seja um fator de risco para o câncer na cavidade oral, laringe, faringe, esôfago e mama. Você também deve evitar a ingestão de bebidas alcoólicas – o consumo dessas substâncias, em qualquer quantidade, aumenta o risco de desenvolver câncer. Se você misturar bebidas com cigarro, as chances de o câncer aparecer são maiores ainda.