DATAS COMEMORATIVAS DESTAQUES

Dia internacional contra a Homofobia A data tem o intuito de conscientizar a população em geral sobre a luta contra discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros.

Hoje 17 de maio é o dia internacional contra a homofobia, essa data é em homenagem ao termo homossexualismo que foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde(CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 17 de maio de 1990. A data ganhou o calendário brasileiro em 2010.

É conhecida também pelo dia de luta contra a homofobia, bifobia e transfobia, a data tem o intuito de conscientizar a população em geral sobre a luta contra discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros.

Mas o que é a homofobia? Consiste no ódio e repulsa por homossexuais, atitude esta que deve ser combatida, que a sociedade possa ser mais tolerante e respeitador, independente da sua orientação sexual.

Essa data tem sua importância, pois ainda existe grande preconceito contra os homossexuais, podendo gerar até mesmo violência, muitas pessoas tomam atitudes desumanas, agredindo o outro pela sua orientação sexual, em alguns casos levam até o óbito.

Com isso se viu a necessidade de criar essa data a fim de conscientização, além disso são organizados diversas atividades que promovem e apoiam a igualdade de direitos dos homossexuais e LGBT.

Vale ressaltar que o objetivo desta data é debater os mais variados tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, além de gerar o desenvolvimento de uma conscientização civil sobre a importância da criminalização da homofobia.