DATAS COMEMORATIVAS DESTAQUES MEIO AMBIENTE

Dia da Marinha A Marinha garante a soberania nacional, defendendo o território e também garantindo a segurança da navegação

Hoje 11 de junho é uma data muito importante para a nação, pois homenageia a marinha do Brasil, uma das Forças Armadas responsável pela proteção das fronteiras marítimas do pais.

Atualmente, o Brasil possui 16 portos principais e 4 grandes terminais, por onde circulam aproximadamente 26 mil navios por ano. Segundo dados de 2009, a Marinha tem 59, 6 mil militares em suas fileiras.

A data originou-se em homenagem a primeira batalha naval representativa do Brasil: a batalha Naval do Riachuelo, que ocorreu em 11 de junho de 1865.

De acordo com a história, a esquadra da Marinha Brasileira, comandada pelo Almirante Barroso (1804-1882), combateu durante 8 horas contra os paraguaios, que tiveram as suas esquadras parcialmente destruídas. Após esta batalha, os paraguaios perderam a iniciativa e somente combatiam para defender-se. Por sua atuação, o Almirante Barroso recebeu o título de Barão do Amazonas.

A principal missão da Marinha é proteger a pátria. Em períodos de paz, a Marinha atua como guarda costeira, protegendo o literal brasileiro de possíveis invasões.

Cabe à Marinha desenvolver uma ampla estratégia de monitoramento e controle para a proteção do litoral do país, bem como fortalecer o conhecimento sobre o meio ambiente marítimo e posicionar os meios operacionais disponíveis para responder prontamente a eventuais crises ou emergências no mar territorial brasileiro.

Além disso, a Marinha desenvolve diversas atividades sociais em locais isolados como a Amazônia, levando procedimentos de saúde a populações ribeirinhas e fazendo o patrulhamento fluvial em regiões fronteiriças, na prevenção a crimes transnacionais e à exploração ilegal de recursos naturais.

Atualmente temos uma Marinha modernizada e pronta para agir! Protegem e patrulham nossas águas de invasores indesejáveis e auxiliam mercantes em casos de emergência. Viva nossa marinha e nossos marinheiros!