DESTAQUES NOTÍCIAS SAÚDE

Colar de Âmbar efeito terapêutico ou modismo?

O âmbar é uma resina vegetal que se tornou fóssil há aproximadamente 50 milhões de anos e é encontrada principalmente na região dos Bálticos – inclusive as propriedades do colar só valem se as pedras forem dessa área.

Resultado de imagem para colar de ambar

 

 

Como funciona o colar de âmbar?

Segundo os revendedores do colar de âmbar, o ácido succínico em contato com a pele é responsável por:

  • acalmar
  • aumentar a imunidade
  • aliviar dores
  • reduzir inflamações
  • antissepsia

Alguns pais sofrendo com as situações de desconforto que muitos bebês têm como, dentição e cólicas, usam um colar de âmbar ao redor do pescoço do bebê. Tem que ser âmbar legítimo, proveniente da região do Báltico; senão não funciona. A crença é que essa resina possui uma grande quantidade de ácido succínico que contem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que seriam liberadas quando o âmbar, em contato com a pele do bebê, fica aquecido.

Mas isso Funciona?

Alguns pais garantem que sim. Muitas famosas como Gisele Bündchen e a atriz Bárbara Borges aderiram a prática e isso fez com que a popularidade desse colar ficassem maior. A ciência, porém, não encontrou evidência nenhuma e, portanto, contraindica seu uso.

Resultado de imagem para filha de gisele usa colar de ambar

O  FDA ( Food and Drug Administration) – agência regulatória americana- divulgou uma nota contraindicando firmemente os colares de âmbar – e de outros produtos como madeira ou contas- depois do relato de crianças que faleceram em decorrência do engasgo com as bolinhas do âmbar e em decorrência de um relato asfixia pelo colar enquanto um bebê dormia.

A Associação Brasileira de Odontopediatria posicionou-se contra o uso do colar de âmbar por não haver literatura científica que comprove seus benefícios.

Refletindo sobre as informações desse artigo, a melhor opção deve sempre ser a segurança do seu bebê e a certeza de que tudo o que se fizer para estes pequenos deve ter uma base sólida de conhecimento sério e comprovado que nos permitirá, realmente, dormir em paz.