DESTAQUES QUADROS DO PROGRAMA SAÚDE

Cicatrizes patologicas Quando ocorre alguma alteração nos mecanismos fisiológicos de cicatrização, há como resultado uma cicatriz patológica.

Cicatrização é o nome dado ao processo de reparação tecidual que substitui o tecido lesado por um tecido novo. Quando ocorre alguma alteração nos mecanismos fisiológicos de cicatrização, há como resultado uma cicatriz patológica.

Dentre as cicatrizes patológicas, se destacam as cicatrizes hipertróficas e as cicatrizes queloideanas, com início de manifestação cerca de 30 dias após a lesão e cuja diferenciação muitas vezes é difícil.

Tipos de cicatrizes

Os principais tipos de cicatrizes patológicas são os queloides, cicatrizes hipertróficas, cicatrizes alargadas, cicatrizes deprimidas e cicatrizes por queimaduras.

Cicatrizes queloideanas: Ocorre quando há um crescimento excessivo do tecido de cicatrização no local do ferimento, os queloides são constituídos por lesões salientes, avermelhadas ou escuras, e podem ocorrer traumatismo na pele. São de caráter benigno, não são contagiosas, indolores, o seu grande problema é a questão estética, mas não apresenta problemas de saúde.

 

Cicatrizes hipertróficas: As cicatrizes hipertróficas dão-se devido a um super crescimento do tecido cicatricial que ocorre no local de uma lesão da pele, este tipo de cicatrizes pode aumentar o seu tamanho, mas não se invade além do local da lesão. Elas podem acontecer após complicações cirúrgicas ou traumatismos, pode ser confundida com a queloide.

 

Cicatrizes deprimidas: Na sua maioria dos casos são cicatrizes causadas por acnes, quando a acne penetra profundamente na pele causa danos na pele e nos tecidos abaixo dela. Durante este processo de cicatrização, o corpo produz colágeno, substancia que da sustentação da pele. Quando o corpo produz pouco colágeno, ocorre a cicatriz deprimida.

 

Cicatrizes por queimaduras: As queimaduras, assim como outros ferimentos que resultem em perda de uma grande área de pele, podem formar uma cicatriz que repuxa as margens da pele ao redor, causando um processo chamado de contração. Assim, é comum que o resultado final de uma cicatriz por queimadura seja uma cicatriz contrátil, ou também chamada de cicatriz retrátil.

 

Causas de cicatrizes patológicas

Há maioria das cicatrizes está associadas a fatores genéticos, o ideal é identificar possíveis pacientes de risco, pacientes da cor negra e asiáticos apresentam maior incidência de queloide.

O aspecto da cicatriz depende de vários outros fatores como a localização no corpo, sentido da cicatriz em relação a linhas naturais da pele, comprimento, largura, profundidade, formato da cicatriz.

Tratamento das cicatrizes patológicas

O melhor tratamento deve ser definido por um profissional especializado de acordo com fatores como a localização da cicatriz hipertrófica, a idade do paciente, assim como as características da lesão.

Para cada tipo de cicatriz há um tratamento ideal, o correto a se fazer é procurar um medico capacitado para estar direcionando o melhor tratamento.