DATAS COMEMORATIVAS DESTAQUES SAÚDE

8 de Abril dia mundial do combate ao câncer O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde

No dia 08 de abril é o dia mundial de combate ao câncer, à data tem como objetivo de conscientizar e aumentar o conhecimento da população mundial sobre essa doença, o câncer é a segunda doença que mais mata em todo o mundo.

O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença.

Atualmente foi lançada a campanha de conscientização contra o câncer através de meses coloridos afim de proporcionar mais informações sobre os tipos de  câncer.

O câncer é caracterizado pelo crescimento desordenado das células, estas células se dividem rapidamente, invadem tecidos e órgãos e formam tumores.

O câncer pode se desenvolver em qualquer órgão ou tecido, como, por exemplo, o pulmão, o cólon, a mama, a pele, os ossos ou os tecidos neurais.

Causas do câncer

As causas de câncer são diversas, podendo ser de origem internas e externas ao organismo. As causas externas estão relacionadas ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes de um ambiente social e cultural. As causas internas são relacionadas a fatores genéticos.

Cerca de 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Como por exemplo, o cigarro pode causar câncer de pulmão, exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia.

Fatores de risco

Certos hábitos pessoais, escolhas de vida podem aumentar o risco de câncer, o habito de consumir bebidas alcoólicas diariamente, exposição ao sol sem cuidados adequados como protetor solar, obesidade e relações sexuais desprotegidas podem contribuir para o surgimento do câncer.

Histórico familiar é preciso ficar atento a condições hereditárias, se o câncer é comum em sua família, redobre os cuidados médicos, busque uma vida mais saudável para evitar esta doença.

Condições de saúde, alguns problemas de saúde crônicas, podem aumentar significativamente o risco de desenvolver o câncer. Algumas doenças como HPV e hepatite B podem contribuir para o câncer.

Fatores ambientais, ambientes que contem substancias químicas podem aumentar o risco, A poluição excessiva também está relacionada com maiores chances de câncer.

Sintomas do câncer

Os sinais e sintomas causados pelo câncer variam da área do corpo que foi afetada, mas há alguns sintomas gerais, tais como:

  • Fadiga
  • Mudanças de peso, incluindo a perda não intencional ou ganho
  • Alterações da pele, tais como amarelecimento, escurecimento ou vermelhidão da pele, feridas que não cicatrizam ou alterações moles
  • Mudanças nos hábitos intestinais ou da bexiga
  • Dificuldade em engolir
  • Rouquidão
  • Indigestão persistente ou desconforto depois de comer
  • Dor muscular ou nas articulações persistente e sem causa aparente
  • Febre ou suores noturnos persistentes sem causa aparente.

Diagnóstico de Câncer

Assim como os sintomas, os exames para diagnosticas o câncer variam dependendo do tipo e da localização do tumor. Os testes mais comuns incluem:

  • Biópsia do tumor
  • Exames de sangue (que buscam por substâncias químicas como marcadores tumorais)
  • Biópsia da medula óssea (para linfoma ou leucemia)
  • Radiografia torácica
  • Hemograma completo
  • Tomografia computadorizada
  • Ressonância magnética.

Tratamento de Câncer

O tratamento para o câncer é de acordo com o grau da doença, juntos, o paciente e o medico irão medir os riscos e benefícios de cada tratamento e decidirem o que é melhor para o paciente.

O tratamento do câncer tem vários objetivos, o principal é a cura, que pode ser ou não ser possivel  dependendo da situação especifica. O tratamento primário é reverter o câncer do corpo, recorrendo a tratamentos como quimioterapia e radioterapia. O tratamento adjuvante consiste em matar as células cancerosas, que podem permanecer mesmo após o tratamento primário, a fim de reduzir a chance do câncer voltar. O tratamento paliativo, visa aliviar os efeitos colaterais do tratamento ou sinais e sintomas causados pelo câncer em si.

Os resultados do tratamento dependem do tipo de câncer e do paciente. Alguns cânceres podem ser curados. Outros podem ser incuráveis, mas ainda sim passar por um bom tratamento. Alguns pacientes podem viver muitos anos com o câncer. Outros tumores são rápidos e fatais.