DATAS COMEMORATIVAS DESTAQUES SAÚDE SAÚDE DA MULHER

12 de Abril dia do Obstetra A sua função é auxiliar na prevenção de possíveis problemas de saúde para qualquer um dos dois, seja o feto ou a gestante.

Comemora-se hoje dia 12 de abril o dia do(a) obstetra. A obstetrícia é uma área da medicina que acompanham mulheres gestantes, acompanhando a mulher antes da gravidez, durante a gestação, realiza o parto e acompanha a saúde da mulher pós-parto.

A formação do obstetra é a mesma do ginecologista, já que as duas especialidades médicas se completam.

A sua função é auxiliar na prevenção de possíveis problemas de saúde para qualquer um dos dois, seja o feto ou a gestante.

A especialidade estuda os fenômenos da reprodução na mulher, essa área tem sido cada vez mais importante no atendimento a gestante, o medico realiza exames clínicos e de laboratório, a fim de verificar a saúde da paciente, cuidado para diminuir os riscos de doenças sistêmicas, como diabetes, anemias, sífilis, que podem ameaçar a vida do feto e da gestante.

Após esse acompanhamento o obstetra inicia o pré-natal, avalia a evolução do feto, e o estado clinico da gestante. É importante utilizar todos os exames possíveis e técnicas de diagnóstico por imagens (caso da ultrassonografia), que podem ser fundamentais na identificação de doenças que podem causar aborto ou morte de parturientes.