DESTAQUES NOTÍCIAS OPORTUNIDADES

0800 de Araguaína vira referência em saúde e servirá de exemplo para Gurupi

O modelo de agendamento de consultas, que funciona em Araguaína desde 2016, pode servir de inspiração para outras cidades do Tocantins

O 0800 de saúde de Araguaína, implantado em 2016, está servindo de referência para outras cidades do estado do Tocantins. O Call Center, que funciona na Secretaria Municipal de Araguaína e agenda consultas para as unidades básicas de saúde (UBS), está sendo cogitado para implantação em Gurupi.

Na manhã dessa quinta-feira, 22, a diretora geral da saúde de Gurupi, Margareth Costa, fez uma visita ao Call Center para conhecer as instalações e o funcionamento. Segundo ela, soube a respeito do 0800 de Araguaína em uma reunião de secretários do Estado e percebeu, ao ver o projeto, que a implantação seria possível em Gurupi.

Com o objetivo de melhorar o sistema das 15 unidades básicas de saúde na cidade gurupiense, a diretora Margareth diz que pretende adotar o modelo de agendamento de consultas utilizado em Araguaína. “Queremos implantar o sistema para consultas em geral e depois também para atendimentos odontológicos”, contou para a assessoria de imprensa da Prefeitura de Araguaína.

 

Para quem não conhece o 0800

O método de agendamento de consultas, aplicado na cidade de Araguaína em 2016, hoje já teve mais de 90 mil consultas agendadas pelo telefone 0800 641 2200, acelerando o processo e evitando filas. No Call Center, uma equipe atende a população araguainense das 7h às 19h e marca horários nas unidades básicas de saúde da cidade toda. As ligações podem ser realizadas até mesmo por celular.

Para quem mora em Araguaína e deseja fazer o cadastro, é preciso apenas comparecer à USB de seu bairro com os seguintes documentos: Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Registro Geral (RG), comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde. Já para crianças, é necessário também a certidão de nascimento.

 

Referências: araguaina.to.gov.br

 

Por Lara Freitas